segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ayrton Senna em sua casa - 1983

Ayrton Senna em sua casa - 1984

Equipe Lotus - 1985


Ayrton Senna preparando o seu macacão da equipe Lótus - 1985

Primeira Vitória na Fórmula 1



  Em 1984 com a Toleman Senna mostrou seu talento na chuva, só não venceu o GP de Mônaco porque a prova foi interrompida quando estava ultrapassando o Francês Alain Prost e assumindo a liderança, e acabou em segundo. Mas a vitória veio no dia 21 de Abril de 1985 com a Lotus, logo na segunda corrida da temporada, no GP de Portugal na cidade de Estoril (FOTO), debaixo de muita chuva. Senna não apenas venceu debaixo de um enorme temporal, como fez a melhor volta da corrida e a pole.


Seu primeiro Kart


Com quatro anos de idade seu pai construiu seu primeiro Kart, embora ele era muito novo, já reclamava que seu kart era muito lento, seu pai, ao saber que o pequeno Senna já trocava as marchas do trator na fazenda sem usar a embreagem, resolveu dar-lhe um kart de verdade aos 7 anos de idade. Aos 8 anos de idade Ayrton Senna tem a chance de pilotar um kart de verdade. Sua paixão pelo carro era tão grande que, depois das aulas, o motorista da família o levava para treinar numa pista junto ao Parque do Anhembi, perto de sua casa. Como sua intenção era participar de campeonatos, ele começou a treinar no kartódromo de Interlagos. Aos 8 anos Senna participava de sua primeira corrida num balneário em São Paulo. A corrida era contra pilotos de 18 a 20 anos e o grid de largada seria definido por sorteio. Cada um tiraria de um capacete um papel com um número correspondente à posição de largada. Por ser o mais jovem, Ayrton foi o primeiro a retirar o papel ele tirou o número 1. Em sua primeira corrida ele já largaria na pole position. Na corrida, Senna era muito mais leve que os outros e manteve-se, assim, por quase toda a prova em primeiro. A 3 voltas do final, um kart tocou-o por trás e ele capotou. Primeira prova, primeira pole e primeira capotagem. Nada mau para um garoto de apenas 8 anos. Devido ao limite mínimo de 13 anos da época para pilotar um kart, Ayrton teve que esperar até 1973 para estrear oficialmente nas competições.
    Ayrton Senna competiu com kart dos 8 aos 21 anos de idade.
    Ao longo da carreira no kart, sempre apoiado pelo pai e pelo preparador de motores Tchê, ganhou vários títulos nos campeonatos paulista, sul-americano e brasileiro.
    Em toda sua carreira no kart sua única frustração foi nunca ter vencido o Campeonato Mundial, Ayrton Senna foi por duas vezes Vice-Campeão Mundial de Kart em 1979 e 1980.  

Ayrton Senna Lotus - 1985


Ayrton senna no cockpit de seu Lotus no GP do Brasil de Formula 1- Autódromo de Jacarepaguá - Rio de Janeiros em 1986

Frases de Ayrton Senna

"Acidentes são inesperados e indesejados, mas fazem parte da vida. No momento em que você se senta num carro de corrida e está competindo para vencer, o segundo ou o terceiro lugar não satisfazem. Ou você se compromete com o objetivo da vitória ou não. Isso que dizer: ou você corre ou não”.

"No Brasil houve um Emerson, um José Carlos Pace, aquele outro e agora é minha vez. Vai haver alguém depois de mim. Isso é indiscutível."

"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."

"Dinheiro é um negócio curioso. Quem não tem está louco para ter, quem tem está cheio de problemas por causa dele."

"Para ser honesto, não me sinto o maior ídolo brasileiro. Não me sinto uma pessoa tão importante assim para merecer uma festa durante uma noite toda no Brasil " (Outubro de 1991, ao sagrar-se tricampeão)

"A sensação de risco é atraente. O desafio é buscar novos riscos”.

"O que sinto no carro a 300 por hora? Emoção, prazer e desafio”.

"O medo me fascina” ·

"O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras - acho que estou entre elas - aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação".

"Nunca precisei mostrar que em determinado GP eu estava com uma loira de olhos azuis ou em outro GP com uma morenaça. Quando aconteceu, foi uma coisa natural e nunca para mostrar aos outros que eu sou garanhão e tenho dezenas de mulheres. Se eu tive uma dezena de mulheres, foi para mim mesmo."

"Vocês nunca conseguirão saber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis."

"Mulheres,  com elas uma encrenca, mas sem elas não se pode viver."

"Meu maior erro? Acho que ainda está para acontecer."

"O dinheiro só trouxe emoções para mim. "

"Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência."

"Vencer e o que importa. O resto é a conseqüência."

"O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa e que ela vai chegar." - Sobre a Morte

"Eu sou feliz. Serei plenamente feliz, talvez, se chegar com sabedoria aos 60 anos. De qualquer forma, ainda tenho muita vida pela frente."

"É engraçado. Quando acho que cheguei ao ponto máximo, descubro que é possível superá-lo."

"É preciso fazer algo especial. Todo ano alguém é campeão. Quero ir além."

"Se depender de mim, vocês jornalistas irão esgotar os adjetivos do dicionário."

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo; ou se faz uma coisa bem feita ou não se faz."

"Quero ganhar sempre. Essa história de que o importante é competir é pura demagogia."

"Ele é lunático, maluco, demente e estúpido”.(Irritação de Ayrton Senna com Eddie Irvine após o GP do Japão de 93)


“Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum”.

“Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro”.

“Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei.”
 

“O medo faz parte da vida da gente, algumas pessoas não sabem como enfrenta-lo, outras , acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de autopreservação”
 
“Correr, competir, eu levo isso no meu sangue. É parte de mim. É parte da minha vida”.

“Quando Deus quer, não há quem não queira”.

“É irreal pensar que vou ganhar sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana.”
“Meu sonho não tem fim e eu tenho muita vida pela frente”.

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo”.

"Na última volta desapertei o cinto de segurança, tal era minha euforia de levantar e comemorar a primeira vitória na F1”.(sobre a 1ª vitória, em Portugal, 1985)

"A Fórmula 1 é um tempo perdido se não for para vencer."

"Se cheguei aonde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas econômicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida”.

"Lutei muito para sentar naquele carro, para estar ao lado de Frank Williams, mas estou sentido que vai dar trabalho. Ou eu não me adaptei ao carro, ou o carro não foi com a minha cara”.(1994)

"Uma maneira de preservar sua própria imagem é não deixar que o mundo invada sua casa. Foi um modo que encontrei de preservar ao máximo meus valores”.

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”.

"É irreal pensar que vou vencer sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana."

"Nunca levo em conta a possibilidade de um acidente, mas o medo é uma coisa constante no meu dia-a-dia”.
"Não tenho limites. Estou com 33 anos e acho que ainda tenho muito pela frente”.

"Nesses dez anos de Fórmula 1 minhas maiores alegrias vieram da torcida. Do Brasil."

"Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse”.

"Primeiro, era chegar à F 1. Depois, fazer uma pole, vencer uma corrida, ser campeão. Aos poucos, fui preenchendo todos esses sonhos."

"Eu estava realmente procurando dirigir um Williams-Renault, pois considero essa equipe o início de uma nova vida no automobilismo para mim”.

"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho”.

"Hoje gosto muito mais de crianças do que gostava um ou dois anos atrás. É mais fácil se comunicar com uma criança. Basta trocar um olhar, um gesto, um sorriso”.

"Aquilo foi algo se sonho. A vitória veio com estilo e ainda valeu o campeonato”.(sobre o GP do Japão em 1988)

"Estou a mil por hora. Não vejo a hora de começar o campeonato do ano que vem”.(outubro de 1993)

"Eu quero viver um pouco mais, curtir um pouco mais a vida”.

"O acidente em Mônaco (1988) me levou para perto de Deus. Mudou muito minha mentalidade”.

"Tenho medo da morte e da dor, mas convivo bem com isso. O medo me fascina”.

"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros”.

"No que acredito mesmo é em Deus”.

"Canalizo todas as minhas energias para ser o melhor do mundo”.

"A Lotus me deu a primeira vitória na F 1. É uma equipe que permanecerá para sempre em meu coração."

"Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia”.

"Não tenho a recriminar-me por aquela ultrapassagem na chicane (GP do Japão 1989), foi Prost quem fechou. Era a única possibilidade que tinha para vencer”.

"Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto, seja como homem”.

"Dedico esta corrida a quem me fez perder o mundial de 89. As corridas são assim: às vezes acabam logo depois da largada, outras a seis voltas do fim”.

"Vibro a meu modo com as vitórias e fico muito feliz quando consigo dar essa alegria aos brasileiros. Sei quanta gente fica feliz num domingo depois que ganho um grande prêmio. Eu me gratifico com esse retorno. Saber que há milhares torcendo por mim, rezando por mim, é uma das fontes de combustível que abastecem meu ideal”.

"Quero fazer algo de especial. Todo ano alguém ganha titulo. Eu quero ir alem disso”.

"Eu quero ser um piloto de Formula 1 vencedor. Não vou competir apenas por competir. Vencer faz parte da minha filosofia"

“A pole é o sprint final. O piloto deve invocar todas as suas qualidades: a experiência, o instinto, a agressividade, o calculo. E usa-las num nível extremamente elevado. Correr pela pole é o topo do topo. Eu amo isso”.

"Não levo em conta a possibilidade de um acidente, mas o medo é uma coisa constante no meu dia-a-dia”.

Ayrton Senna

Títulos conquistados

1977
Campeão Sul-Americano de Kart
1978
Campeão Sul-Americano de Kart
Campeão Brasileiro de Kart 
1979
Campeão Brasileiro de Kart
Vice-Campeão Mundial de Kart
1980
Campeão Brasileiro de Kart
Campeão Sul-Americano de Kart
Vice-Campeão Mundial de Kart
1981
Formula Ford1600 - Equipe Van Dieman
Campeão do Torneio Royal Automobilism Club
Campeão do Torneio Toensede
1982
Campeão Britânico de Fórmula Ford2000
Campeão Europeu de Fórmula Ford2000
1983
Fórmula 3 - Equipe West Surrey
1988
Campeão Mundial de Fórmula 1 - McLaren-Honda
1989

Vice-Campeão Mundial de Fórmula 1 –McLaren-Honda

1990
Campeão Mundial de Fórmula 1 - McLaren-Honda
1991
Campeão Mundial de Fórmula 1 - McLaren-Honda
1993
Vice-Campeão Mundial de Fórmula 1 - McLaren-Honda

Marca SENNA


Descobriu uma nova paixão: a de criar a própria marca com produtos de primeira linha que representassem todos esses valores. Assim nasceu a marca Senna. Sua identidade expressa modernidade, internacionalismo, profissionalismo, desafio e sofisticação. Os produtos não apenas levam o meu nome, mas são também o símbolo genuíno da minha personalidade."

Ayrton Senna

Ayrton Senna



Ayrton Senna nasceu em São Paulo, em 21 de março de 1960. Sua carreira teve início nas pistas de kart e daí em diante celebrou vitórias seguidas nas diversas categorias até chegar à Fórmula 1, onde não foi diferente. Seus valores, fortemente cultivados durante sua vida, são, até hoje, as motivações do trabalho da equipe do Instituto Ayrton Senna e inspiram crianças e jovens dos programas educacionais:
Motivação, Dedicação, Determinação, Superação, Perfeição, sonho...
Ayrton tinha um amor especial pelo País. A desigualdade social o incomodava e ele nutria um profundo desejo de ajudar a transformar essa realidade por meio de ações efetivas junto às novas gerações. Para ele: “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação"
Ayrton Senna

domingo, 25 de dezembro de 2011

O maior de todos os tempos

"Desafiar o mundo da Fórmula 1 e competir no mais elevado nível por vários anos influenciou, de maneira definitiva, o desenvolvimento de minha personalidade, me obrigando a lutar pela excelência, profissionalismo e perfeição. Se você quer ser bem sucedido, precisa ter determinação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo."