"No Brasil houve um Emerson, um José Carlos Pace, aquele outro e agora é minha vez. Vai haver alguém depois de mim. Isso é indiscutível."
"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."
"Dinheiro é um negócio curioso. Quem não tem está louco para ter, quem tem está cheio de problemas por causa dele."
"Para ser honesto, não me sinto o maior ídolo brasileiro. Não me sinto uma pessoa tão importante assim para merecer uma festa durante uma noite toda no Brasil " (Outubro de 1991, ao sagrar-se tricampeão)
"A sensação de risco é atraente. O desafio é buscar novos riscos”.
"O que sinto no carro a 300 por hora? Emoção, prazer e desafio”.
"O medo me fascina” ·
"O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras - acho que estou entre elas - aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação".
"Nunca precisei mostrar que em determinado GP eu estava com uma loira de olhos azuis ou em outro GP com uma morenaça. Quando aconteceu, foi uma coisa natural e nunca para mostrar aos outros que eu sou garanhão e tenho dezenas de mulheres. Se eu tive uma dezena de mulheres, foi para mim mesmo."
"Vocês nunca conseguirão saber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis."
"Mulheres, com elas uma encrenca, mas sem elas não se pode viver."
"Meu maior erro? Acho que ainda está para acontecer."
"O dinheiro só trouxe emoções para mim. "
"Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência."
"Vencer e o que importa. O resto é a conseqüência."
"O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa e que ela vai chegar." - Sobre a Morte
"Eu sou feliz. Serei plenamente feliz, talvez, se chegar com sabedoria aos 60 anos. De qualquer forma, ainda tenho muita vida pela frente."
"É engraçado. Quando acho que cheguei ao ponto máximo, descubro que é possível superá-lo."
"É preciso fazer algo especial. Todo ano alguém é campeão. Quero ir além."
"Se depender de mim, vocês jornalistas irão esgotar os adjetivos do dicionário."
"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo; ou se faz uma coisa bem feita ou não se faz."
"Quero ganhar sempre. Essa história de que o importante é competir é pura demagogia."
"Ele é lunático, maluco, demente e estúpido”.(Irritação de Ayrton Senna com Eddie Irvine após o GP do Japão de 93)
“Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum”.
“Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei.”
“O medo faz parte da vida da gente, algumas pessoas não sabem como enfrenta-lo, outras , acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de autopreservação”
“Correr, competir, eu levo isso no meu sangue. É parte de mim. É parte da minha vida”.
“Quando Deus quer, não há quem não queira”.
“É irreal pensar que vou ganhar sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana.”
“Meu sonho não tem fim e eu tenho muita vida pela frente”.
"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo”.
"Na última volta desapertei o cinto de segurança, tal era minha euforia de levantar e comemorar a primeira vitória na F1”.(sobre a 1ª vitória, em Portugal, 1985)
"A Fórmula 1 é um tempo perdido se não for para vencer."
"Se cheguei aonde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas econômicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida”.
"Lutei muito para sentar naquele carro, para estar ao lado de Frank Williams, mas estou sentido que vai dar trabalho. Ou eu não me adaptei ao carro, ou o carro não foi com a minha cara”.(1994)
"Uma maneira de preservar sua própria imagem é não deixar que o mundo invada sua casa. Foi um modo que encontrei de preservar ao máximo meus valores”.
"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”.
"É irreal pensar que vou vencer sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana."
"Nunca levo em conta a possibilidade de um acidente, mas o medo é uma coisa constante no meu dia-a-dia”.
"Não tenho limites. Estou com 33 anos e acho que ainda tenho muito pela frente”.
"Nesses dez anos de Fórmula 1 minhas maiores alegrias vieram da torcida. Do Brasil."
"Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse”.
"Primeiro, era chegar à F 1. Depois, fazer uma pole, vencer uma corrida, ser campeão. Aos poucos, fui preenchendo todos esses sonhos."
"Eu estava realmente procurando dirigir um Williams-Renault, pois considero essa equipe o início de uma nova vida no automobilismo para mim”.
"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho”.
"Hoje gosto muito mais de crianças do que gostava um ou dois anos atrás. É mais fácil se comunicar com uma criança. Basta trocar um olhar, um gesto, um sorriso”.
"Aquilo foi algo se sonho. A vitória veio com estilo e ainda valeu o campeonato”.(sobre o GP do Japão em 1988)
"Estou a mil por hora. Não vejo a hora de começar o campeonato do ano que vem”.(outubro de 1993)
"Eu quero viver um pouco mais, curtir um pouco mais a vida”.
"O acidente em Mônaco (1988) me levou para perto de Deus. Mudou muito minha mentalidade”.
"Tenho medo da morte e da dor, mas convivo bem com isso. O medo me fascina”.
"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros”.
"No que acredito mesmo é em Deus”.
"Canalizo todas as minhas energias para ser o melhor do mundo”.
"A Lotus me deu a primeira vitória na F 1. É uma equipe que permanecerá para sempre em meu coração."
"Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia”.
"Não tenho a recriminar-me por aquela ultrapassagem na chicane (GP do Japão 1989), foi Prost quem fechou. Era a única possibilidade que tinha para vencer”.
"Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto, seja como homem”.
"Dedico esta corrida a quem me fez perder o mundial de 89. As corridas são assim: às vezes acabam logo depois da largada, outras a seis voltas do fim”.
"Vibro a meu modo com as vitórias e fico muito feliz quando consigo dar essa alegria aos brasileiros. Sei quanta gente fica feliz num domingo depois que ganho um grande prêmio. Eu me gratifico com esse retorno. Saber que há milhares torcendo por mim, rezando por mim, é uma das fontes de combustível que abastecem meu ideal”.
"Quero fazer algo de especial. Todo ano alguém ganha titulo. Eu quero ir alem disso”.
"Eu quero ser um piloto de Formula 1 vencedor. Não vou competir apenas por competir. Vencer faz parte da minha filosofia"
“A pole é o sprint final. O piloto deve invocar todas as suas qualidades: a experiência, o instinto, a agressividade, o calculo. E usa-las num nível extremamente elevado. Correr pela pole é o topo do topo. Eu amo isso”.
"Não levo em conta a possibilidade de um acidente, mas o medo é uma coisa constante no meu dia-a-dia”.
Ayrton Senna
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